Menu

Sobrevivência do Mercado x Corona Vírus

  • 08/05/2020 às 14:17
Sobrevivência do Mercado x Corona Vírus
É indiscutível o avanço dos prejuízos e consequências ao mercado em geral, decorrentes do isolamento social e retração na economia causados pelo COVID-19.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABCOMM, a única maneira imediata e viável para manutenção das relações comerciais é através do mercado eletrônico, em suas diversas modalidades e plataformas de uso.

Algumas categorias e itens comercializados tiveram um aumento abrupto, que não era possível imaginar a muito pouco tempo atrás, tais como:

  • Jogos e Brinquedos + 430%
  • Supermercados + 270%
  • Artigos Esportivos + 211%
  • Eletrodomésticos + 96%
  • Cosméticos + 88%

Em contrapartida, ocorreu uma queda preocupante em outras categorias, como:

  • Livrarias - 46%
  • Autopeças - 57%

Atualmente, mesmo durante a pandemia, verificou-se um retorno às compras, o que possibilitou uma reação no consumo em torno de 20%, já no mês de Abril de 2020.

É importante que o empresário se adapte rapidamente a este novo modelo de negócios, que passou a ser necessário como questão de sobrevivência e, infelizmente, não permitiu que todos se preparassem adequadamente.

Outro aspecto importante a se levar em consideração é que a situação de PÓS-PANDEMIA deverá ser de aprendizado e preparação para outras situações tão imprevisíveis como esta.

Se após a liberação do isolamento social não houver uma mudança profunda nos modelos de negócios, as chances de manter-se no mercado serão diminutas.

Por isso, acredita-se que os ajustes que estão sendo feitos nas comercializações de mercadorias, definitivamente, farão parte do dia a dia do lojista, daqui pra frente.
Postado em:
E-commerce