Sobrevivência do Mercado x Corona Vírus
É indiscutível o avanço dos prejuízos e consequências ao mercado em geral, decorrentes do isolamento social e retração na economia causados pelo COVID-19.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABCOMM, a única maneira imediata e viável para manutenção das relações comerciais é através do mercado eletrônico, em suas diversas modalidades e plataformas de uso.
Algumas categorias e itens comercializados tiveram um aumento abrupto, que não era possível imaginar a muito pouco tempo atrás, tais como:
Em contrapartida, ocorreu uma queda preocupante em outras categorias, como:
Atualmente, mesmo durante a pandemia, verificou-se um retorno às compras, o que possibilitou uma reação no consumo em torno de 20%, já no mês de Abril de 2020.
É importante que o empresário se adapte rapidamente a este novo modelo de negócios, que passou a ser necessário como questão de sobrevivência e, infelizmente, não permitiu que todos se preparassem adequadamente.
Outro aspecto importante a se levar em consideração é que a situação de PÓS-PANDEMIA deverá ser de aprendizado e preparação para outras situações tão imprevisíveis como esta.
Se após a liberação do isolamento social não houver uma mudança profunda nos modelos de negócios, as chances de manter-se no mercado serão diminutas.
Por isso, acredita-se que os ajustes que estão sendo feitos nas comercializações de mercadorias, definitivamente, farão parte do dia a dia do lojista, daqui pra frente.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABCOMM, a única maneira imediata e viável para manutenção das relações comerciais é através do mercado eletrônico, em suas diversas modalidades e plataformas de uso.
Algumas categorias e itens comercializados tiveram um aumento abrupto, que não era possível imaginar a muito pouco tempo atrás, tais como:
- Jogos e Brinquedos + 430%
- Supermercados + 270%
- Artigos Esportivos + 211%
- Eletrodomésticos + 96%
- Cosméticos + 88%
Em contrapartida, ocorreu uma queda preocupante em outras categorias, como:
- Livrarias - 46%
- Autopeças - 57%
Atualmente, mesmo durante a pandemia, verificou-se um retorno às compras, o que possibilitou uma reação no consumo em torno de 20%, já no mês de Abril de 2020.
É importante que o empresário se adapte rapidamente a este novo modelo de negócios, que passou a ser necessário como questão de sobrevivência e, infelizmente, não permitiu que todos se preparassem adequadamente.
Outro aspecto importante a se levar em consideração é que a situação de PÓS-PANDEMIA deverá ser de aprendizado e preparação para outras situações tão imprevisíveis como esta.
Se após a liberação do isolamento social não houver uma mudança profunda nos modelos de negócios, as chances de manter-se no mercado serão diminutas.
Por isso, acredita-se que os ajustes que estão sendo feitos nas comercializações de mercadorias, definitivamente, farão parte do dia a dia do lojista, daqui pra frente.